Muitos empreendedores dão por si a perguntar quais é o segredo de um franchisado de sucesso. Como em tudo na vida, alcançar o sucesso depende de uma série de variáveis, no entanto, devemos ter em conta que nem todos partilhamos o mesmo conceito de sucesso e por isso a generalização das chaves para o sucesso pode induzir-nos em erro. Para que tal não aconteça vamos definir franchisado de sucesso como aquele que obtem resultados económicos que ultrapassam as expetativas básicas, de forma sustentável num considerável período de tempo.
O franchisado de sucesso tem geralmente a maioria das caraterísticas que iremos detalhar a seguir e graças a elas consegue adaptar-se facilmente a este sistema de negócio que é o franchising. Em primeiro lugar há que ter em conta que um franchisado é um empresário juridicamente independente e por isso deve ter as qualidades de um bom empresário.
Por um lado, o franchisado de sucesso deve reunir as qualidades de um bom empresário, mas por outro, deve também possuir algumas caraterísticas de quem trabalha por conta de outrem e que seguem determinados procedimentos ditados pelos seus superiores. A seguir vamos, de forma detalhada, revelar quais as 4 caraterísticas que consideramos importantes para que um franchisado tenha sucesso.
1. Capacidade de resolução. O franchisado de sucesso, tal como um empresário de sucesso, é capaz de resolver problemas de forma eficaz uma vez que no dia-a-dia de um negócio surgem dificuldades inesperadas que requerem uma resolução rápida por parte da pessoa responsável pelo negócio. Se os problemas o fazem entrar em total bloqueio e lhe é difícil responder adequadamente é melhor não assumir a responsabilidade de um franchisado.
2. Disciplina corporativa. O franchisado de sucesso, normalmente, “veste a camisola” da marca que representa e luta pelo seu êxito sentindo-se parte uma equipa e seguindo uma série de diretrizes nas quais confia e respeita. Ao contrário de um empresário independente, um franchisado deve ter consciência de que tem de respeitar uma lista de normas corporativas que vêm diretamente do seu franchisador, baseada na experiência e know-how do mesmo.
3. Criatividade. Apesar de que todas as novas ideias devem passar primeiro ser aprovadas pelo master, o franchisado de sucesso tende a ser uma pessoa que passa boas ideias a toda a rede uma vez que é proativo e se preocupa com o estado do negócio e do mercado. Tem consciência de que o bem da rede é o seu próprio bem. O franchisador deve corresponder escutando e promovendo as boas ideias que lhe são oferecidas pelos seus franchisados.
4. Paixão pela sua empresa. Ser dono de uma empresa significa dedicar grande parte do tempo e é por isso importante que exista paixão pelo que se faz. Antes de tomar a decisão de ter a sua própria empresa tenha em conta tudo o que com ela advém, você vai ser o responsável por todas as decisões. Se achar que consegue lidar com tal responsabilidade é possível que esteja preparado para se tornar num empresário.
Contudo, não são só as caraterísticas de um franchisado que influenciam o sucesso final de um negócio. Uma das bases do seu sucesso é que tais caraterísticas se adaptem à rede de franchising escolhida e uma boa equipa se construa. Assim surgem os franchisings de sucesso.