Mostrar menú principal Ocultar menu principal
Básico
Avançado

Está aqui

Entrevista a Teresa Macedo Dias, CEO MDWorld - Franchising Club

Teresa Macedo Dias
Teresa Macedo Dias
Fundadora e CEO da MDWorld - Franchising Club
Segunda, 19 Junho, 2017

 

Esta é a única formação em franchising certificada existente no nosso país.

 

Em parceria com a MDWorld – Franchising Club, o I Have The Power desenvolveu dois cursos certificados únicos:

- Vou aderir a um franchising… tenho dúvidas!

- Quero transformar o meu negócio em franchising, e agora?

O Comprarfranchising entrevistou a Dra. Teresa Macedo Dias, fundadora e CEO da MDWorld – Franchising Club, que será a formadora de ambos os cursos.

 

1. Porquê fazer formação em franchising?

Já é uma ideia que tenho há algum tempo e que começou quando os meus clientes comentavam que, antes de contactarem um consultor para os ajudar na expansão em franchising, andaram a pesquisar formação na área, mas não existia nada.

Da mesma forma, ao falar com centenas de potenciais franchisados que tinham dúvidas básicas sobre franchising, cada vez mais achei que era uma lacuna que precisava de ser preenchida. Desde 2009 que não existe formação em franchising em Portugal.

De referir ainda que esta é a única formação em franchising certificada existente no nosso país.

 

2. Porquê agora?

O tempo é agora. Houve uma enorme mudança no tipo de pessoas que nos procuram, quer para consultoria de franchising, quer nas feiras.

Nas feiras, a mudança é mais notória devido ao contacto pessoal que existe e, para quem faz feiras desde 2005, o público que as visita é agora completamente diferente. Se em 2005 tive casos insólitos de pessoas que queriam fazer o pré-contrato na própria feira, e muitos curiosos que pediam informações de todo o tipo de negócio, agora temos um público que, de uma forma geral, sabe o que quer. As perguntas são mais direcionadas, nota-se que possuem um leve conhecimento daquilo que perguntam, e a grande maioria já vai à feira com duas ou três franquias selecionadas. Na Expo Franchise, que se realizou no início deste mês no MEO Arena, tive pessoas que foram propositadamente à feira para falarem comigo sobre uma marca em específico.

 

3. O que mudou?

As pessoas estão mais informadas, o que é muito bom para os consultores e franchisadores, uma vez que a informação é mais facilmente transmitida. Não existe tempo a perder para ambas as partes. Por outro lado nota-se ainda muito receio por parte dos franchisados, e por vezes também somos motivadores. Ajudamos a que percebam que a marca vai estar lá para os ajudar em todas as etapas, o que obriga o franchisador a ter mais cuidado, a ser mais metódico, a ter uma franquia bem estruturada, recursos humanos bem preparados, entre outros aspetos importantes.

 

4. Porque surgiu a ideia de duas formações diferentes, uma para franchisadores e outra para potenciais franchisados?

Porque os papéis de ambos são diferentes, como tal a formação deve ser adaptada a cada caso. O franchisador tem de saber estruturar muito bem a sua rede, conhecer as suas mais-valias e explorá-las e, acima de tudo, deve saber transmitir o seu know-how ao franchisado através de uma formação inicial e contínua, possuindo uma gestão de redes eficaz e inovando constantemente. Por sua vez, o franchisado deve ter uma noção clara do que procura, identificar-se com a franquia, saber fazer as perguntas certas ao franchisador, e ter consciência da responsabilidade que é ser empreendedor, sendo capaz de fazer alguns "sacrifícios" em prol do seu negócio.

Acrescento ainda que, além da paixão que tenho pelo franchising, esta formação é para mim uma forma de transmitir conhecimentos, e tenho a certeza que irão ajudar tanto uma parte como outra e tornar o franchising ainda mais apetecível como modelo de negócio.

 

5. Quando irão decorrer os cursos?

Os cursos irão decorrer ainda este mês no Porto, na sede do I Have The Power.

O curso para franchisadores “Quero transformar o meu negócio em franchising, e agora?” será realizado já na próxima quinta-feira, dia 22 de Junho. As inscrições ainda podem ser realizadas através deste link: http://www.ihavethepower.net/Curso/2553/curso-quero-transformar-o-meu-negocio-em-franchising-e-agora---porto?refer=104463 .

Já o curso “Vou aderir a um franchising… tenho dúvidas!”, mais direcionado para potenciais franchisados, terá lugar dia 30 de Junho, e podem inscrever-se aqui: http://www.ihavethepower.net/Curso/2552/curso-vou-aderir-a-um-franchising-tenho-duvidas---porto?refer=104463 .